Publicado por: Ray 29 setembro 2012

Cartaz do filme Digimon Adventure (1999)

Digimon Adventure (1999), como sabem, é o primeiro filme da franquia Digimon. Tem a duração de 20 minutos e narra a história de como aconteceu a luta de Greymon contra Parrotmon em 1995, no bairro de Hikarigaoka, quando as crianças protagonizadas na primeira temporada tornaram-se Crianças Escolhidas para salvar o Mundo Digital.

Este filme tem sido bastante elogiado pela crítica, por ter uma animação que inaugura uma estética artística muito própria. O realizador responsável por isso chama-se Hosoda Mamoru. Ele hoje em dia é mais conhecido como o autor do filme Summer Wars (2009) que chegou a ser nomeado para os óscares de Melhor Longa-Metragem animada, em 2011 (o vencedor foi Toy Story 3).

Hosoda Mamoru numa entrevista sobre Summer Wars (2009).

O filme Digimon Adventure foi a obra-prima que o projectou no mundo da animação, e que veio a garantir-lhe vários prémios no Japão (Toki o Kakeru Shōjo (2006), baseado num romance escrito por Tsutsui Yasutaka, recebeu o prémio de Animação do Ano no Japão). Mamoru é hoje conhecido por dar aos seus filmes uma aura realista, preocupando-se com os mais ínfimos detalhes.

Os cenários de Digimon Adventure, porém, não se tratam de simples imagens foto-realísticas: tratam-se de imagens que são de facto baseadas em fotografias de lugares que existem. Hosoda fez uma viajem pelos bairros de Tóquio, foi conhecer Hikarigaoka e fez uma selecção cuidadosa dos lugares que queria usar no filme; fotografou todos os ângulos e usou-os nos guiões.

Usando um roteiro mínimo, Mamoru consegue criar 20 minutos de uma animação que prende o olhar, em cada cenário e em cada pequena coisa que acontece. Para dar ao filme um fôlego contínuo e progressivo, o artista escolheu uma única música: a Bolero de Maurice Ravel, que tem uma estrutura estrategicamente progressiva: apresenta constantemente novos instrumentos e aumenta de intensidade sem que ninguém o perceba, gradualmente, até finalizar abruptamente e com grande densidade instrumental, juntamente com o desaparecimento da magia (desaparecimento de Greymon e Parrotmon).

Páginas do storyboard de Digimon Adventure

A série Digimon Adventure estreou no canal japonês TV Fuji, no dia 7 de Março do 1999. O filme dele estreou nos cinemas no dia anterior, dia 6. Foi com Digimon que Hosoda inaugurou o capricho pessoal de fotografar os locais onde as cenas animadas acontecem.

Além disto, o episódio 21 de Digimon Adventure foi também dirigido por ele - e dá para notar bem, pela forma como os diálogos soam mais realistas e naturais. As cores do episódio 21 são mais pálidas, a qualidade de animação é mais fluída, personagens figurantes circulam por todo o lado, e Taichi, Koromon e Hikari são uma vez mais a trilogia de personagens que fecha o elenco, assim como no 1º filme.

Felizmente, Hosoda ainda nos concedeu outro filme antes de seguir com o seu percurso de realizador independente: Bokura no WARGAME (2000). Mas vou deixar este filme para o próximo post. ;P

Pequena curiosidade: o filme d'O Castelo Andante (2004), um dos filmes mais famosos e premiados do Miyazaki, era para ter sido dirigido pelo Hosoda Mamoru. Alguns desentendimentos com a staff do estúdio Ghibli fizeram com que Mamoru decidisse sair da produção. A direcção do filme foi então entregue às mãos do Miyazaki. É facto que o Hosoda o apoiou, mas ficamos sempre com a curiosidade: como teria sido um dos filmes mais famosos da indústria japonesa se ele tivesse ficado?

{ 1 Comentários... read them below or add one }

>
<

Labels

Publicações Mais Populares

Visitas

- Copyright © 2014 Digimon 4 Ever PT-PT - Digimon 4EVER